Livros



Ela vai queimar se ficar aí
Quando Cármen Corrêa comete suicídio aos 75 anos, sua família é forçada a juntar as peças desse desastre, revisitando um passado encoberto por ressentimentos, amor e culpa. Uma a uma, as pessoas atingidas pelos destroços de sua partida vão costurando os retalhos dessa história sobre o que acontece quando ninguém dá atenção às pequenas tragédias. Ao acompanhar a vida e a morte da protagonista através das perspectivas conflitantes de seus familiares, tentamos desvendar o mesmo mistério que eles: o que se passou na tarde em que Cármen pegou o velho revólver do marido e o voltou contra si? E por que nenhum deles conseguiu enxergar a gravidade do sofrimento que a consumia?
Em 2020, ano da covid-19, Ariel não reconhece mais o próprio reflexo no espelho. O que eram um corpo e uma mente frágeis tornam-se ruínas sob o peso da quarentena. O trauma da adolescência ajuda a desencadear um transtorno bipolar na vida adulta e é em meio a reflexões, uma tentativa de suicídio e um afastamento do mundo que ela vai reunindo o acervo de um museu particular que reúne todas as suas dores. Peça a peça em exposição nas paredes, Ariel vai reaprendendo a dar os próprios passos, sem saber se pode confiar novamente sua vida a si mesma.
Se o sol apagar
#MeuAmigoSecreto: Feminismo além das redes
#MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes dá continuidade aos debates do mundo virtual e reúne artigos inéditos das cinco integrantes do coletivo Não Me Kahlo, todos ligados por um objetivo em comum: a desconstrução do machismo. O livro apresenta um material consistente de pesquisas que servem de apoio aos que se interessam em compreender melhor as raízes do machismo e quais são as pautas feministas: padrão de beleza, violência contra a mulher, aborto, o desafio de ser mãe, machismo no mundo geek, feminismo negro e o porquê do ódio ao feminismo são alguns dos temas abordados. Prefácio da filósofa Djamila Ribeiro.


